A prefeitura de Campos realiza nesta terça-feira (27) a 2ª Conferência Municipal da Saúde Bucal na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO Regional Campos). Este ano o tema é “Saúde Bucal de Qualidade – Acesso e Cidadania”. A abertura contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Campos, Edson Batista, que representou o legislativo.
“Estamos vivendo um momento de baixa na economia nacional, uma crise que obviamente afetou nossa cidade, mas com este evento temos a oportunidade de pensar e melhorar. Hoje em Campos temos 500 dentistas, uma média de 1 para 1000 habitantes, que é o nível de países de primeiro mundo. Mesmo assim nosso atendimento não é dos melhores. Por isso estamos aqui, para colocar a odontologia dentro do caminho correto, para atender à população como ela merece”, afirmou Batista.
O presidente da Câmara também ressaltou a importância de uma liderança para a classe. “A odontologia deve ter sua liderança política, assim como temos na medicina e em outros meios, para poder defender seus interesses e levantar propostas com metas. Desejo a vocês um dia proveitoso, com discussões de temas que levem a metas”, concluiu o presidente.
O assessor chefe do Departamento Odontológico da secretaria municipal de Saúde, Ivan Machado, agradeceu aos envolvidos na organização da Conferência. “Estamos há três meses trabalhando neste evento e gostaria de agradecer a cada um dos envolvidos. Este encontro tem como meta traçar um norte para a odontologia pública no município de Campos. Agradeço também a prefeita Rosinha Garotinho e a todas as entidades aqui presentes”.
Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, Francisco Oliveira Chicão, a saúde deve ser vista como um todo. “Tenho a clara visão da saúde como um todo, com as patologias interligadas, com o ser humano sendo visto como um todo. Estamos sempre abertos ao diálogo e queremos levar as propostas que saírem daqui hoje para serem estudadas”.
Após a abertura, os conferencistas participaram de palestras com o professor doutor da UFF, Luiz Carlos Hubner e com o doutor Claudiomar de Souza Alves, coordenador da Região Norte da ABO. Em seguida das mesas temáticas, apresentação das moções e votações, e do encerramento às 17h.
*Por Vivianne Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário