O Plenarinho tem por objetivo permitir aos estudantes conhecer o Poder Legislativo Federal, o processo de elaboração de leis e a atuação dos deputados. A ideia do vereador mirim surgiu com o projeto “Bonde da História – Estação Câmara”.
Em Brasília, os jovens defenderam o projeto de lei “Audiovisual e diversidade cultural local”, de autoria do vereador mirim, agora deputado mirim, Bruno da Costa Pajola, que foi aprovado durante o Plenarinho e agora será analisado pelos deputados federais, podendo virar lei nacional.
O projeto visa incentivar a produção audiovisual nas escolas de Educação Básica (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Bruno, que é aluno da E.M. Maria Lúcia, recebeu orientação do animador cultural da escola, Antônio Luiz Baldan, que tem experiência com produção audiovisual.
A sessão especial foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Edson Batista, que agradeceu as coordenadoras do Parlamento Mirim, Marilene Merlin e Dilcéa Smiderle, e a todos os que ajudaram na construção do projeto.
“O desempenho deles em Brasília foi muito bom. Fizeram uma defesa excepcional do projeto do Bruno”. Durante a sessão foi exibido um vídeo da participação do grupo na capital federal.
Para Karolina dos Santos, presidente do Parlamento Mirim, o projeto tem contribuído para seu crescimento. “Tenho adquirido conhecimento e aprendido a tomar decisões corretas. Agradeço a todos que têm nos ajudado”.
Ryan Sardinha também agradeceu. “Nunca imaginei que iria conhecer os três poderes. Foi uma experiência muito boa”, afirmou ele, se colocando à disposição do presidente da Câmara e dos demais vereadores para ajudar no que for preciso. “Podem contar conosco, pois estamos aqui para colaborar”.
Ao final da sessão, o presidente informou que em março de 2016 será realizada eleição para novos vereadores mirins. “Com isso, estaremos dando oportunidade a outros alunos”, disse Edson Batista, destacando que, em entendimento com a Secretaria Municipal de Educação, será oferecido curso de capacitação aos animadores culturais para a elaboração de projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário