
“Estivemos no centro da política nacional com nossos jovens vereadores, agora deputados. Começamos com o projeto Bonde da História – Estação Câmara, o embrião do Parlamento Mirim. Em seguida as escolas participantes realizaram eleições para vereadores mirins. A Câmara se inscreveu no Plenarinho e nossos jovens apresentaram projetos, sendo que um deles chegou à final, em Brasília, onde foi aprovado. Tudo isso comprova o sucesso do nosso projeto”, disse Edson Batista.
Para a mãe de Lauander Barcelos Rangel, Elaine Barcelos, a participação do filho neste processo o ajudou bastante. “Foi muito importante para ele até pela sua timidez. Ele ganhou um conhecimento incrível, aprendeu sobre política com a participação como vereador mirim, ficou com mais vontade de ir à escola e até suas notas melhoraram”.
Cláudia Tinoco, representante do Colégio Estadual José Francisco de Sales, elogiou a iniciativa da Câmara. “O projeto Bonde da História culminou no Plenarinho, em Brasília. Tudo começou com eles, fazendo eleições nas escolas e vivenciando tudo isso. O grande ganho é o conhecimento da democracia, a importância da política. E ainda tivemos um dos projetos escolhidos em Brasília, o que foi maravilhoso. Um conhecimento para o resto da vida”.
Luís Alberto Miranda, representante do Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, não esperava ir a Brasília. “Pensando no projeto feito pela Câmara de Campos desde o início não imaginava que fossemos chegar até Brasília. É um aprendizado não só a respeito de política, mas também de cidadania. A Câmara ofereceu cursos de oratória, informática, participação em outros projetos, e agora, em Brasília eles têm a dimensão disso tudo.”
Rayssa Mariano, deputada mirim campista, viajou de avião pela primeira vez. “Não imaginava que chegaria em Brasília e ainda conseguiria falar em público. Pensei que ia morrer de medo de avião, mas foi tudo super legal e aprendi muito. Queria agradecer por tudo a Marilene Merlin (coordenadora do Bonde da História), que sempre acreditou em nós, e ao Doutor Edson que pensou em tudo para nós. Agradeço principalmente pelo meu desenvolvimento, por tudo que conquistei”.
*Por Vivianne Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário