23/07/2015

Saldanha da Gama é o próximo campista homenageado pela TV Câmara/Campos




O almirante campista Luís Felipe Saldanha da Gama, grande nome da Marinha do Brasil, terá um documentário inédito produzido pela TV Câmara/Campos. As gravações começaram está semana no Rio de Janeiro. Além de ouvir almirantes, um deles autor de um livro sobre o campista, as filmagens aconteceram na Escola Naval, Biblioteca da Marinha e no acervo da Ilha Fiscal.




Nascido em 7 de abril de 1846, Saldanha da Gama foi almirante da Marinha. Participou da Guerra do Paraguai, Revolta da Armada e da Revolução Federalista. Conhecido como almirante Saldanha da Gama foi diretor da Escola Naval e fundou o Clube Naval. Morreu durante uma batalha da Revolução Federalista na cidade de Campo dos Osórios (RS), em 1895.
Um dos autores do livro “Diário de Correspondências do Almirante Saldanha da Gama”, o almirante Hélio Leôncio Martins, sobrevivente da 2ª Guerra Mundial, hoje com 100 anos, ainda conta toda a história de Saldanha.
“Ele se apaixonou pelo navio aos nove anos. O navio era sua catedral. O pai o fez viajar pelo mundo para prepará-lo para ser um grande homem. Ele foi brilhante como capitão de fragata. Com os navios mais perfeitos, tinha muito prestígio e levou a Escola Naval ao caminho que queria, tanto que seus alunos o adoravam. Reproduzir toda essa história em televisão é extremamente útil”, afirmou o especialista na Revolta da Armada, durante a gravação.
Em seguida o almirante Armando de Senna Bittencourt, diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, ressaltou a postura do campista. “O que se deve ressaltar é o fato dele se esforçar para melhorar a todo instante. Se educando e sendo um homem melhor”.
Durante uma visita a Fundação Casa de Rui Barbosa, em busca de informações em documentos da época, a equipe também gravou com o campista Luiz Felipe Carvalho Alvarenga, que recebeu este nome em homenagem a Saldanha da Gama.
“Me sinto honrado em ter este nome. Meu pai o escolheu não só pelo almirante, mas também pelo Clube de Regatas Saldanha da Saldanha, que sempre frequentamos. Acho importante a Câmara contar essa história que ficará para as futuras gerações “, disse o jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário