Uma reunião na Academia Campista de Letras (ACL) anunciou, nesta quinta-feira (30), a minuta da programação comemorativa do Centenário das Obras de Saneamento e Melhoramento de Campos, entregues pelo governo Nilo Peçanha em 5 de novembro de 1916. Fazem parte do grupo de trabalho pra a organização, além da ACL, a Câmara de Vereadores de Campos e a Prefeitura do Município.
Compondo a mesa para apresentar o trabalho estavam o presidente da Câmara, Edson Batista; o vereador Paulo Hirano; o presidente da ACL, Hélio Coelho; representando a prefeita Rosinha Garotinho,, Orávio de Campos Soares presidente do Coppam; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, João Pimentel; a gestora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard; e o secretário da ACL, Fernando da Silveira.
“Toda a programação é em torno da vinda de Nilo Peçanha em 1916 quando ele entregou obras na cidade, como a praça Nilo Peçanha (conhecida como Jardim São Benedito),, o obelisco da Beira Rio e o prédio da ACL, onde funcionava como uma escola pública até 1947, quando se tornou a sede da ACL, além de obras de saneamento básico. A prefeitura abraçou a ideia e agora através do grupo de trabalho, vamos realizar esta programação”, explicou Hélio Coelho.
Para Edson Batista será mais uma oportunidade de marcar a história de Nilo Peçanha. “Quero dizer da alegria e satisfação de estar aqui com estes companheiros que lutam pela nossa cultura. A Câmara desde já se coloca à disposição deste projeto, com a apresentação dos documentários produzidos pela TV Câmara Campos sobre Nilo Peçanha”.
Paulo Hirano ressaltou o resgate histórico. “O resgate da historia cultural, da historia viva que nos trouxe até o presente, é o que vai nos levar para o futuro. A sociedade hoje esta muito ligada em tecnologia e ninguém tem conhecimento de nada de forma aprofundada. E não há duvidas de que essa gestão do doutor Edson foi incisiva na questão da memória cultural da nossa historia com uma gestão extremamente participativa, então fico feliz em participar deste trabalho”.
Entre as propostas levantadas estão a reforma do obelisco, bem como da sede da ACL e de seu entorno, além de visitas guiadas com alunos da rede pública, visita a localidade de Morro do Coco (onde nasceu Nilo Peçanha) para realização de programação, exposição sobre o campista, palestras sobre Nilo na ACL, entre outras ações. A programação tem previsão de início entre os meses de julho e agosto, com culminância no dia 5 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário