27/08/2015

Parque Tecnológico do Norte Fluminense já é realidade


Criação002
O Parque Tecnológico do Norte Fluminense (PTNF) começou a se tornar realidade. Na noite desta quarta-feira (26), durante solenidade de implantação no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), foi aprovado o estatuto e empossada a diretoria e o Conselho Fiscal.A sessão de fundação foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, vereador Edson Batista. Em março deste ano, a Câmara e representantes de 17 instituições assinaram protocolo de intenções para criação do PTNF.
Os vereadores Mauro Silva, líder do governo na Câmara, Rafael Diniz e Gil Viana prestigiaram o evento, que integrou a programação da primeira edição da NF Negócios, que está sendo realizada no Centro de Convenções.
Para Edson Batista, o sonho do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, — idealizador da Uenf —,de fomentar o desenvolvimento a partir da criação da universidade, está sendo reconstruindo com o PTNF.
“O momento é de união para superarmos os desafios. Este é um passo decisivo para a arrancada da região do rumo do desenvolvimento no sentido de atrair empresas de alto grau de tecnologia para cá, gerando trabalho e renda. A Câmara mais uma vez puxou essa discussão e levantou este debate, com outras instituições, como um imperativo para marcar esta arrancada”, disse.
Diretor de projetos da Agência de Inovação da Uenf, professor Ronaldo Paranhos, explicou que o principal objetivo do parque é preparar a região para a demanda de negócios que estão chegando.
Ele disse que, além do petróleo, existem dois outros empreendimentos que são o Porto do Açu e o Complexo Logístico Barra do Furado, que demandam serviços tecnológicos e a ideia é tornar o parque uma plataforma de desenvolvimento com funcionamento em rede.
“O primeiro projeto foi elaborado em 2012 pela Fenorte, que criou um grupo de trabalho com esse objetivo. Este ano, a partir da Incubadora TEC Campos, que inclusive será a sede provisória do parque, decidimos dar continuidade ao projeto, assinando um protocolo de intenções na Câmara. Consolidar as parcerias, como fizemos e vamos continuar fazendo, foi um dos passos mais importante”.
Reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, disse considerar o momento histórico. “Me lembrei da criação da Uenf, quando foi feito um abaixo-assinado pedindo sua implantação. O parque vai promover a integração entre pesquisadores, empresários, estudantes e profissionais”.
A presidência do PTNF ficará a cargo da Uenf, representada pelo professor Paranhos. Já a vice-presidência com o Insituto Federal Fluminense (IFF); a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na diretoria financeira; Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa) na diretoria administrativa: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na diretoria tecnológica e o advogado Rodrigo Klem na diretoria jurídica.
A Câmara de Campos, Universidade Cândido Mendes (UCAM), Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte) e Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) integram o Conselho Fiscal.
Também são instituições parceiras: Prefeitura de Campos, Centro Universitário Fluminense (Uniflu),  Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Benedito Pereira Nunes, Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Incubadora TEC Campos, Fundação Cultural de Campos, Sociedade Universitária Redentor e Faculdade de Medicina de Campos (FMC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário