06/10/2014
Eleições 2014: PTB amplia sua bancada na Câmara dos Deputados
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou nesta segunda-feira (6/10/2014) a apuração dos mais de 115 milhões de votos digitados nas urnas eletrônicas pelos brasileiros no domingo (aproximadamente 28 milhões de eleitores se abstiveram de votar).
Totalizados os resultados das Eleições 2014, o PTB conquistou 25 cadeiras para a Câmara dos Deputados, e elegeu 39 deputados estaduais para assembleias legislativas de 13 estados e um deputado distrital.
Entre os eleitos para a Câmara Federal está o presidente nacional do PTB, Benito Gama, que obteve 71.372 votos na Bahia, e a presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, que conquistou sua vaga com 81.817 votos no Rio de Janeiro.
Diante do resultado, o PTB ampliará sua bancada na Câmara dos Deputados na próxima Legislatura (55º - 2015 a 2019): passará dos atuais 18 para 25. O partido passará a ser a oitava maior bancada da Casa.
Campeões de votos
Na disputa por uma das oito vagas de Sergipe à Câmara, Adelson Barreto foi o campeão de votos no Estado, com 131.236. A diferença do petebista para o segundo colocado é de 47.038 votos.
Reeleito, o deputado Alex Canziani foi o segundo mais votado no Paraná. Na Bahia, Antonio Brito, também reeleito, foi o quarto.
Já em nível estadual, Eduardo Siqueira Campos foi o campeão no Tocantins. Reeleito, Dr. Furlan foi o segundo mais votado no Amapá.
Representação feminina
A bancada do PTB na Câmara também será composta por mulheres. Isso porque, no certame deste ano foram eleitas a presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, do Rio de Janeiro, e Jozi Rocha, do Amapá.
Em 2010, o partido elegeu duas deputadas: Célia Rocha, que renunciou ao mandato após vencer as eleições de 2012 para a Prefeitura de Arapiraca (AL); e Magda Mofatto (GO), hoje no PR.
Atualmente a bancada do PTB são 18 deputados. Todos homens.
Já nos estados, são, no total, três mulheres: Mira Rocha, do Amapá, e Janaínna Marques e Liziê Coelho, ambas do Piauí.
Líderes
Pernambuco foi o Estado onde o PTB obteve o maior número de eleitos para a Câmara: quatro. Em seguida aparece Rio Grande do Sul com três. Bahia, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo fizeram dois.
Para a Assembleia Legislativa, Pernambuco também saiu na frente: seis eleitos. Goiás, Piauí e Rio Grande do Sul estão logo atrás, cinco. Já Minas Gerais, quatro. Os estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro e Tocantins têm dois.
Veja a listagem completa no Link:
http://www.ptb.org.br/?page=ConteudoPage&cod=42120
*Fonte: PTB Nacional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário