Um projeto de lei visando proteger o meio ambiente, que trata da reciclagem do óleo de cozinha, de autoria do vereador Abdu Neme, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Campos durante o ano de 2013. O projeto, sancionado pela prefeita Rosinha Garotinho, já está dando resultados.
Segundo Abdu Neme, durante o I Festival de Petiscos do Farol de São Thomé, realizado em novembro, foram recolhidos 150 litros de óleo em um final de semana. Nas escolas, o projeto já se torna uma realidade em Campos. “Isso me deixou feliz. Parece algo sem importância, mas um litro de óleo de fritura pode contaminar de 10.000 a 20.000 litros de água. Algumas estimativas falam em 1.000.000 de litros”, explicou.
Em agosto, a prefeitura lançou o programa “Recicla Óleo” para coletar óleo de cozinha queimado em residências, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e hospitais. Foram criados 30 postos de coleta a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e a empresa Grande Rio.
O Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, 1/3 vai para óleos comestíveis. O consumo per capita fica em torno de 20 litros/ano, o que resulta em uma produção de 3 bilhões de litros de óleos por ano no país. Mais de 200 milhões de litros de óleos usados por mês vai para os rios e lagos comprometendo o meio ambiente.
*Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário