A Câmara de Vereadores de Campos, através da Comissão de Defesa do Consumidor, vai participar, como parceira do Procon/Campos, do evento “Saindo do Vermelho”. A ação, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, das 9h às 16h, tem por objetivo incentivar o consumidor a “limpar o nome”.
Inicialmente, o evento seria realizado na Praça São Salvador, mas foi transferido para os altos da Rodoviária Roberto Silveira por causa da previsão de chuvas para os próximos dias em Campos.
Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, vereador Tadeu Tô Contigo, trata-se de uma grande oportunidade para se negociar as dívidas e utilizar o décimo terceiro salário para sair do vermelho.
“O comércio também ganha, pois o consumidor volta a ter o nome limpo para comprar. O sucesso desse mutirão, certamente, permitirá a realização de novas edições, pois comércio e consumidor saem ganhando”, disse ele.
Além da Câmara e do Procon, as entidades participantes serão: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Sindicato das Escolas Particulares de Ensino (Sinepe), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), concessionária Águas do Paraíba e Ampla.
O consumidor deve apresentar identidade, CPF e dados referentes à contratação. Nos dois dias de mutirão, ele vai preencher um formulário com informações pessoais e sobre as dívidas que deseja renegociar.
Uma proposta será encaminhada às instituições financeiras, que em 10 dias, no máximo, vão emitir uma resposta favorável ou contrária. Em um mesmo formulário, o consumidor poderá fazer a renegociação com várias instituições. O mutirão é para aqueles que estejam com as contas atrasadas há mais de 30 dias.
A secretária executiva do Procon, Rosângela Tavares, disse que a intenção não é que o consumidor, com o nome limpo, volte ao mercado, contraindo novas dívidas e novamente se endividando. “Esperamos que o consumidor haja com maturidade e aprenda com os erros já cometidos, não se deixando levar pelo forte apelo promocional dos fornecedores”, explicou.
Segundo Rosângela, as experiências realizadas nas principais capitais foram positivas. O Procon espera atingir mais de mil consumidores nos dois dias.
*Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário