O Parlamento Regional discutiu nesta segunda-feira (25) a questão da “Segurança pública regional no verão", no encontro realizado na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana. Na ocasião também foram listados os demais temas debatidos durante o ano nos encontros do Parlamento que, de acordo com o presidente do órgão, da Câmara de Vereadores de Campos e do PTB, Dr. Edson Batista, tem como foco buscar soluções integradas para os problemas da região norte do estado.
Além do presidente do Poder Legislativo campista, o encontro contou com a presença do representante de Campos, vereador Miguelito; a secretária do Parlamento, vereadora Kitiely Freitas, e os vereadores Jorge Rodrigues e Ronaldo Costa, todos de Quissamã; o presidente da Câmara Municipal de Carapebus, Juninho; o presidente da Câmara de São Francisco, Claudinho Viana, mais os vereadores Patrícia Cherene, Marcelo Garcia, Marquinho de Santo Amaro e Fabinho do Estaleiro.
Abrindo a reunião, o secretário de Ordem Pública de Macaé e comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade, o tenente coronel Edmilson Jório, ministrou uma palestra sobre a importância das ações da Guarda no auxílio da segurança pública. Também participaram a 1ª Tenente da Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana, Débora Ribeiro; o presidente da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi), coronel José Amiltom Barreto; e o subcomandante da GCM de São Francisco, Ângelo Espírito Santo.
Entre as ideias citadas durante a reunião, o vereador Ronaldo, de Quissamã, apresentou a proposta de criação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública do Norte do Estado do Rio de Janeiro. Uma comissão com a participação dos 9 prefeitos da região que compõe o parlamento, para que juntos possam buscar investimentos estaduais e federais para o setor.
“Esta é uma idéia que precisa de mais discussão para ser implementada. Enquanto ela é amadurecida precisamos de ações imediatas para darmos uma resposta à população, especialmente nesta época do ano, quando temos um aumento considerável no fluxo de pessoas, em virtude dos grandes eventos que ocorrem nas praias. Sugiro que façamos uma reunião entre os comandantes das guardas da região para uma troca de experiências que possam auxiliar na segurança pública”, explicou Edson Batista.
Para o vereador Miguelito, a questão da segurança passa também pela formação educacional da população. “Precisamos melhorar a educação como um todo para que possamos reduzir os índices de violência. Penso que uma das soluções seria a escola em tempo integral. Com ela a criança e o jovem estudam e passam por cursos profissionalizantes”.
Um ano com muitas conquistas do Parlamento - Durante o último encontro do ano, os vereadores aproveitaram para falar sobre as conquistas do Parlamento. Uma equipe foi recebida pelo secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, para tratar do tema debatido durante a reunião do mês de outubro, em Conceição de Macabu, problemas do Transporte Intermunicipal.
Um ano com muitas conquistas do Parlamento - Durante o último encontro do ano, os vereadores aproveitaram para falar sobre as conquistas do Parlamento. Uma equipe foi recebida pelo secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, para tratar do tema debatido durante a reunião do mês de outubro, em Conceição de Macabu, problemas do Transporte Intermunicipal.
“Na ocasião, além de se comprometer a ajudar, ele elogiou a criação do Parlamento e disse que um documento assinado por tantos representantes de uma mesma região tem um peso diferenciado. Gostaria de aproveitar e parabenizar Dr. Edson Batista pela iniciativa de criar o Parlamento Regional”, disse o presidente da Câmara de Carapebus.
Kitiely lembrou os avanços conquistados pelo órgão. “Esta é a última reunião deste ano e vale lembrar alguns pontos. Sobre o tema Urgência e Emergência nos hospitais da região, nós encaminhamos um plano de ação ao Governo do Estado. Não podemos deixar que toda emergência da região sobrecarregue os hospitais das cidades maiores”.
Sobre o mesmo tema, Edson Batista revelou dados do atendimento a acidentes no trânsito. “Como médico, tive acesso a dados que comprovam que 50% das pessoas que sofrem um acidente de trânsito morrem no local, em virtude da violência do trauma sofrido. O que significa que para reduzir este número é necessária a realização de campanhas de conscientização sobre as leis e cuidados no trânsito. Das pessoas atendidas, 25% morre dentro de 2h por causa das complicações do acidente. Então, temos que dar aos 75% de pessoas salvas um tratamento de ponta, com resgate rápido e hospitais adequados”.
Entre outros avanços listados pela secretária do Parlamento, está a mudança do trevo de Conceição de Macabu, que beneficiou moradores da região. “Isso nós conseguimos através da reunião onde tratamos do transporte. Ainda estamos tratando desta questão exigindo agilidade na realização da licitação para regularização do setor. E antes disso exigimos melhorias através de fiscalização por parte dos órgãos competentes do Governo do Estado”, explicou Kitiely.
Encerrando a reunião o presidente agradeceu a presença de todos e solicitou que os vereadores sigam com as comissões de trabalho junto aos seus colegas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário