08/11/2013

Em Campos projeto sobre gorjeta em bares e restaurantes é aprovado na Câmara

Na câmara de Vereadores de Campos, presidida por Dr. Edson Batista também presidente do PTB, foi aprovado, por unanimidade, projeto da vereadora Dona Penha que obriga restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos comerciais similares a fixar em local visível, inclusive citar no cardápio, o esclarecimento “gorjeta ou taxa de serviço – prática comum de cobrança de 10% sobre o valor da conta, o pagamento é facultativo por parte do consumidor”
Segundo a vereadora, a presente proposta visa assegurar o que é de direito do consumidor a informação quanto aos serviços prestados pelos estabelecimentos comerciais supracitados.
Código de Defesa do Consumidor: “Art. 6º – São direitos básicos do consumidor a informação adequada e clara sobre diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como os riscos que apresentem”.
Art. 31 – “A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, quantidades, qualidades, composição, preço, bom como sobre os riscos que apresentem à saúde e segurança dos consumidores”.
Enfim, conclui a vereadora, a proposta visa assegurar aos clientes dos estabelecimentos acima citados, a informação quanto à cobrança de gorjetas ou taxas de serviços, ficando mais fácil a aceitação por parte dos clientes no âmbito do Município de Campos dos Goytacazes, que estarão previamente informados.
*Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário