04/11/2016

Câmara inaugura bustos e Exposição Sensorial



O Corredor Histórico Cultural da Câmara de Vereadores de Campos ganhou nesta sexta-feira (04) mais três grandes nomes. São eles Julio Feydit, Alberto Frederico de Moraes Lamego e Alberto Ribeiro Lamego. No mesmo dia, o legislativo campista entregou à comunidade uma Exposição Sensorial sobre Nilo Peçanha, que ficará no foyer de sua sede de forma permanente.
Participaram das inaugurações o presidente da Câmara, Edson Batista; a vereadora Auxiliadora Freitas; o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam), Orávio de Campos; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Alberto Fioravante; representando o 56º BI, o tenente Maurício; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), José Luis Escocard, entre outras autoridades.
Abrindo a cerimônia, Orávio falou sobre os homenageados. “Este projeto marca a administração do doutor Edson e a história saberá reconhecer este legado. Sobre nossos homenageados, entre os Lamegos podemos dizer ‘tal pai tal filho’, pois ambos se embrenharam pelos campos da pesquisa e deixaram grandes obras sobre nossa história. Feydit também bebeu da fonte dos Lamegos, além de historiador e homem de negócios, ele chegou a ser prefeito da cidade entre 1908 e 1910. São três grandes nomes que entram para essa extensa galeria de heróis campistas aqui na Câmara”.

Para o presidente da Câmara no Corredor Histórico estão representadas as principais figuras que moldaram a história de Campos. “Quero agradecer as pessoas que colaboraram conosco este tempo para a construção desse espaço e gostaria de refletir com vocês sobre a consciência do resgate cultural. Pois neste mundo globalizado quem perde sua identidade é exterminado como os índios. E é com imensa satisfação que a Câmara homenageia estes pilares da nossa história”.
Batista também destacou outras ações da Câmara. “Além de termos revisado a Lei Orgânica, a Câmara criou uma estrutura e vamos deixar uma escola do legislativo (Emugle) e a TV Câmara Campos estruturada. Mas o que mais me orgulha é deixar este corredor com nomes tão importantes para nossa cidade, que já foi visitado por cerca de 10 mil estudantes”, concluiu.

Exposição Sensorial
Após a inauguração dos bustos, todos foram convidados para irem até o foyer do Palácio Nilo Peçanha para abertura da Exposição Sensorial sobre o campista que dá nome a sede do legislativo. A montagem conta com um busto de Nilo, feito pelo artista Marcos Sales; um quadro sensorial e uma placa com informações sobre ele em braile.
Todo registro em braile foi feito através da parceria entre a Câmara e o Educandário para Cegos São José Operário. Durante a abertura, representando a presidente da instituição Cristina Salgado, esteve presente o diretor e professor, João José Nunes.
“Eu cresci no Educandário e sei a importância que ele tem na vida das pessoas com deficiência visual. Aqui hoje vamos contar com este trabalho da Câmara que abre um espaço para nossos alunos conheceram um pouco da nossa história de uma forma diferente. Lembrando que se nós colocarmos a mão em um busto sem uma especificação do que é, não nos diz muita coisa. Ter essa descrição é muito importante para nós. Gostaria de deixar aqui este pedido, para que este trabalho se estendesse aos bustos do Corredor Histórico”, concluiu o professor.
O presidente da Câmara, Edson Batista, convidou a todos para conhecer a montagem. “É com alegria que apresentamos esta exposição e assumimos aqui o compromisso de atender a solicitação do professor. Temos uma parceria com o Educandário e através dela já disponibilizamos algumas obras em braile, como nossa Lei Orgânica e a Constituição Federal”, concluiu.
 *Por Vivianne Chagas


Nenhum comentário:

Postar um comentário