01/06/2016

Capitão Manoel Theodoro ganha busto na Câmara como um dos heróis da pátria

manoelTheodoro1
O Corredor Histórico Cultural da Câmara de Vereadores de Campos ganhou mais um busto. O campista Manoel Theodoro de Almeida Batista, capitão do Exército Brasileiro, foi homenageado nesta quarta-feira (01/06), com o monumento que já perpetuou outros vultos ilustres da terra e a apresentação de um documentário sobre sua história, produzido pela TV Câmara Campos. Na oportunidade, a Associação de Ex-combatentes do Brasil – Campos dos Goytacazes rendeu outras homenagens com a concessão da Medalha Manoel Theodoro.
À solenidade, estiveram presentes o tenente coronel Cleiton Cruz, comandante do 56º Batalhão de Infantaria de Campos, que recebe o nome de Manoel Theodoro; o advogado Djalmo Tinoco, descendente do homenageado; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; o presidente da Associação dos Ex-Combatentes, Aluizio dos Santos Vasconcellos; o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares; e o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Fidélis Duarte.
O presidente da Câmara, vereador Edson Batista, ressaltou a história do herói do Exército. “O resgate histórico desses valores, dos nossos vultos históricos é um compromisso desta Câmara, com mais esta homenagem. Manoel Theodoro atendeu ao chamado para que todos se alistassem a fim de servir na Guerra do Paraguai, onde morreria na Batalha do Tuiuti em 1º de Julho de 1866. Seus restos mortais foram trazidos para Campos”, relatou.
edson
Edson Batista lembrou também que, em 1947, foi erguido um monumento aos Voluntários da Pátria, na Praça São Salvador, quando os restos mortais de Manoel Theodoro foram mais uma vez transladados para este monumento. “A rua que leva seu nome, na Pelinca, precisa ser regulamentada e assumimos aqui este compromisso de logo aprovar essa lei. Essas serão nossas homenagens no ano em que se completam 150 anos de sua morte”, comprometeu-se.
O presidente do Legislativo destacou o traço de patriotismo de Theodoro. “Ele foi para a campanha no Paraguai como voluntário já que não era comum famílias mais abastadas enviarem seus filhos para a guerra. Foi um atitude de patriotismo”, lembrou.
Djalmo Tinoco fez agradecimentos à Câmara. “Agradeço a todos os envolvidos neste trabalho de levantamento da vida do Manoel Theodoro. Em nome dos descendentes do capitão, nossa gratidão pela homenagem”.
O comandante do 56º BI rememorou alguns episódios da trajetória do homenageado lembrou o exemplo de Theodoro. “Estamos aqui hoje em uma homenagem a este grande brasileiro, que se alistou como voluntário por seu país. Isso é importante para as futuras gerações se espelharem. No juramento que fizemos proclamamos que nos comprometemos a defender a pátria com nossa vida, como fez o Manoel Theodoro. Parabenizo à Câmara, na pessoa de seu presidente, pela iniciativa”, disse o capitão Cruz.
medalha
Documentário e homenagens – Já no plenário da Câmara, antes da exibição do documentário, a Associação dos Ex-combatentes entregou a Medalha Manoel Theodoro ao tenente coronel Cruz; a Luiz Gonzaga Tinoco (in memoriam) representado pelos filhos Djalmo e Cláudia Márcia; a Oswaldo Cardoso de Melo, Luís Carlos Cardoso de Melo, também descendentes do homenageado, e ao presidente Edson Batista.
“O povo que não cultua seus heróis é um povo sem memória. A Associação dos Ex-combatentes se sente orgulhosa em estar aqui. Queremos agradecer ao doutor Edson por este trabalho que a Câmara vem realizando, de forma a resgatar a memória de nossos heróis”, concluiu o presidente da Associação, Aluizio dos Santos.
*Por Vivianne Chagas

Um comentário:

  1. Início da conversa no bate-papo
    16:11
    Sou de Angra dos Reis, estou a trabalho em Campos e devo ficar até o final do ano, gostaria de entrar em contato com o Presidente do DEM em Campos dos Goytacazes, Dédo Santos e-mail dedosantos@gmail.com
    17:26
    assunto; Campanha 2016, deixei mensagem com telefone no Face

    ResponderExcluir