08/03/2016

Dia da Mulher comemorado na Câmara de Vereadores de Campos


mulheres
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na Câmara de Vereadores de Campos com uma sessão solene, onde foram homenageadas 21 mulheres, sendo três delas com a Ordem do Mérito Hermeny Coutinho. As demais receberam flores. Abrindo a sessão, o presidente do Legislativo, Edson Batista, lembrou fatos históricos e a trajetória de lutas das mulheres.
“Nesse dia não podemos deixar de lembrar os fatos que nos trouxeram até aqui e estabeleceram esta data como o Dia Internacional da Mulher. A data foi estabelecida pela ONU, em 1975, em homenagem à luta de cerca de 130 operárias que morreram carbonizadas em um incêndio numa fábrica de Nova York, em 1911, quando lutavam pela redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias”, explicou.
Batista também lembrou a luta local. “Em nossa terra, tivemos a primeira mulher eleita por esta Câmara, em 1970, a vereadora Hermeny Coutinho, e a primeira prefeita, em 2008, Rosinha Garotinho. Ainda há muito que se fazer para dar à mulher seu espaço na sociedade, para que a plena igualdade de direitos seja assegurada”.
Logo depois começou a entrega da Ordem Hermeny Coutinho, conferida a mulheres que tenham se destacado na luta pela garantia dos seus direitos e no combate à violência doméstica. Para a escolha das agraciadas, foi usado o critério do reconhecimento notório dos feitos e trabalhos realizados em âmbito profissional. As três foram indicadas pela Mesa Diretora.
A primeira agraciada foi a vereadora Maria da Penha. “Agradeço a todos pelo carinho, pela força que tive para criar meus 14 filhos mesmo depois de perder meu marido, ainda novo. Obrigado a todos que trabalham aqui na Câmara que nos muitos ensinam assim que chegamos”, disse a parlamentar.
Suelem de Souza, pesquisadora que participou do projeto de implantação da Delegacia da Mulher em Campos, também foi agraciada. “Fico feliz em ver esta casa cheia, pois a história de luta das mulheres precisa ser lembrada. Há anos realizo pesquisas buscando dados para entender porque ainda sofremos tanto com a violência. Chega-se à conclusão de que não adianta ter leis se não mudarmos a forma de pensar sobre o papel da mulher na sociedade”.
Teresa de Jesus, vice-reitora da UENF, ressaltou a luta pela igualdade. “Temos que lutar juntos pela igualdade de direitos e de espaços, Não queremos a guerra dos sexos, mas evoluir juntos. Devemos marcar este dia por reflexão e respeito”, disse.
Em seguida, a presidência da sessão passou a ser conduzida pela vereadora Maria Auxiliadora Freitas, ao lado das vereadoras Maria da Penha e Maria Cecília Ribeiro. Foram também homenageadas Daniela Abreu, Alessandra Maravilha, Dalva Lisboa, Ilse Maria Andrade, Consuelo Chicralla Martins, Fátima Vasconcellos, Lucinéia Inocêncio da Silva, Luciane Azevedo Fernandes, Iná Amaral Lima, Janete Fernandes Drumont, Simone Carvalho Gonçalves, Renata Pereira Rosa Chantre, Maria da Conceição Barreto, Mirza Sampaio Peres Kury, Genilza Nogueira Barroso, Patrícia Nascimento Duarte, Ângela Carlos do Amaral e a vereadora Maria Cecília.
*Por Vivianne Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário