03/11/2015

Nilo Peçanha celebrado por fluminenses e capixabas

A convite do vereador de Marechal Floriano (ES), Cezar Ronchi, o presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista, visitou o distrito de Araguaya para conhecer a linha férrea inaugurada por Nilo Peçanha em 1910, quando o campista era presidente da República. A visita ocorreu nesta sexta-feira (30), um dia após Campos e Marechal serem declaradas cidades irmãs.

O distrito colonizado por italianos conta com cerca de 2.500 moradores responsáveis pela preservação da Estação de Araguaya, do Centro Cultural Ezequiel Ronchi, Museu do Esporte, Casa do Nono e pelo Museu Casa Rosa, onde morou o prefeito Francisco Kanisky, que recebeu Nilo na época.
“Tivemos o prazer de encontrar uma pessoa com o pensamento voltado para a História que é o vereador Cezinha. Saio daqui encantado com a visita a museus que contam com total apoio da população. Vimos de perto os pontos que o Nilo Peçanha passou quando esteve aqui, inaugurando a ferrovia”, disse Edson Batista.
Cezar afirmou que o município está aberto para realizar intercâmbios culturais. “Temos aqui este trabalho histórico voltado a preservação das nossas raízes. Hoje temos essa oportunidade de, 105 anos depois da visita de Nilo, receber a visita de uma autoridade campista. Essa co-irmandade irá nos tornar ainda mais próximos”, concluiu.
*Por Vivianne Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário