
O vice-presidente da Câmara sanjoanense, Alex Firme, abriu a sessão e passou para o presidente do Parlamento Regional, Edson Batista, que conduziu os trabalhos. “Dentre os encontros regionais onde tratamos da crise econômica ficou evidente a importância de unir esforços, nos preparar para voltar a crescer e diminuir essa dependência do petróleo. Para isso a qualificação deve ser tratada como primordial”, disse Batista.
O professor da UENF, Alcimar das Chagas, falou sobre a importância da qualificação. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do Parlamento em trazer o meio acadêmico para a discussão. Lembro que antes da chegada do Porto do Açu se falava muito em qualificação. Hoje estamos há 7 anos da instalação e a cidade ainda não absorveu todo esse investimento. Então é preciso pensar na qualificação profissional a partir da transformação do investimento em negócios. Tratando o desenvolvimento de forma diferente do crescimento. A qualificação não deve ser pensada de forma isolada, é importante tratar este tema somando esforços com poder público, faculdades e empresas”.
Gilda Neto, professora da Faetec, representou o coordenador regional do instituto, Etevaldo Pessanha. “O que a gente procura é atender, através de pesquisas, ao que as empresas estão precisando, para que a gente atenda a essa demanda regional de forma direcionada”, disse.
O Campus do IFF em São João da Barra, também enviou um representante para a reunião. “Gostaria de deixar clara nossa disposição em colaborar, somando forças para ver essa proposta avançar. Aqui em São João temos hoje um campus e estamos em busca de aumentar ainda mais nossa atuação”, disse Valter Luís de Sales.
Em seguida, Batista, sugeriu ao professor da Uenf que levasse a diante a ideia de um encontro onde a universidade mostrasse propostas de desenvolvimento direcionadas às capacidades dos municípios. O presidente do Parlamento também falou sobre o termo de cooperação para o Parque Tecnológico de Campos e leu as solicitações feitas pelos municípios afetados pela crise do petróleo na Carta Aberta assinada no encontro na cidade de Búzios.
O vice-presidente da Câmara sanjoanense demostrou interesse na proposta do Parque Tecnológico. “É uma iniciativa muito interessante que merece ser estudada. Vou sugerir este tema aqui em nossa Câmara para, quem sabe, trazermos essa ideia de Campos para cá”, disse Alex Firme.
Abrindo o segundo tema deste encontro, os representantes da Ampla, Rodrigo Rangel e Leandro Peres, apresentaram algumas ações da empresa e explicaram o aumento na conta de luz da população.
“A matriz energética do Brasil são as hidrelétricas. Você tem um grande investimento na construção, mas muito pequeno na manutenção e produção de energia. Mas atualmente vivemos uma crise hídrica. Então as prestadoras precisam recorrer a energia de termoelétricas que é muito mais cara, portanto o governo dava subsídios para as empresas manterem suas cotas. Acontece que em 2015 esse subsídio acabou e essa tarifa foi repassada ao consumidor, por isso tivemos esse aumento”, disse Rodrigo.
Sobre a situação vivida durante o verão de 2015, principalmente em São João e em São Francisco, com quedas frequentes de energia, Leandro explicou a queima de um gerador de Furnas que precisou ser substituído e gerou instabilidade neste período.
Em seguida os vereadores fizeram questionamentos e o presidente do Parlamento sugeriu uma ação conjunta. “A qualidade do serviço é muito ruim, quem diz isso é a população através das queixas no Procon, a Ampla é campeã no número de reclamações. Mesmo com o problema ocorrido com o gerador, antes disso nós já convivemos com essa qualidade ruim. Vamos tentar reunir os Procons da região e em uma ação coletiva para cobrar melhorias”, afirmou Edson Batista.
Alex Firme também cobrou respostas efetivas da concessionária. “Quando chove ficamos sem luz. A população paga pelo serviço e quer respostas. O call center da empresa fica em Niterói, o que dificulta na rapidez do serviço. Gostaria de saber se faltam investimentos, faltam recursos, enfim, o que precisa ser feito para melhorar?”.
O vereador campista, Genásio lembrou as dificuldades passadas pelos consumidores. “Eu entendi o que vocês estão fazendo, não tenho nada contra vocês dois, mas contra a empresa. Entendo que vocês fizeram, mas ainda é muito pouco diante das necessidades da população. Queremos que as medidas saiam do papel”.
Rodrigo respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores. “Com relação aos problemas relatados nós vamos analisar pontualmente estes casos”.
Edson Batista finalizou o encontro. “Minha sugestão é selecionar um vereador de cada cidade para que busque junto ao Procon um levantamento sobre as reclamações e juntos possamos mover uma ação. Pois sabemos que para mudar basta mexer no bolso. Vamos fazer nosso papel de cobrar mudanças. Agradeço a presença de vocês da Ampla e a também à acolhida que nos foi dada aqui em São João. Gostaria de aproveitar a oportunidade e entregar a todos uma cópia da resolução do senado que prevê a abertura de empréstimos facilitados para os municípios afetados pela crise econômica. Obrigada e até o próximo Parlamento Regional”.
*Por Vivianne Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário