11/02/2015

Parlamento Regional volta a se reunir no dia 25 para discutir as demandas do NF

A discussão sobre as demandas e os gargalos da região, nas áreas de logística, transporte, saúde e educação e segurança, bem como a necessidade de materialização dos investimentos previstos por parte dos governos federal e estadual, o Parlamento Regional volta a se reunir no próximo dia 25, na Câmara Municipal de Campos, após o recesso parlamentar.  Além de vereadores da região, o debate contará também com a presença de representantes de universidades e da Firjan, além de outras entidades da sociedade civil.
De acordo com o afirmou o presidente do Parlamento, vereador Edson Batista,  entre esses investimentos, estão a conclusão da ponte que faz a ligação entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, as obras na BR-101 (conclusão da duplicação) e BR-356, além das RJs que dão acesso às vias federais, o aumento na disponibilidade de energia elétrica e outros modais de transporte como o ferroviário para o escoamento das cargas dos complexos portuário do Açu e Farol/Barra do Furado.
Ainda de acordo com Batista, “existem dados disponíveis de estudos da Firjan que deixam bem claro a necessidade desses investimentos”. Essa perspectiva foi exposta no Seminário Visões de Futuro: Potencialidades e Desafios da Região Norte Fluminensepromovido pela Firjan, através da representação regional de Campos, em 2011.
“Esses dados, no entanto, são ainda atuais porque até agora estamos convivendo com um tráfego cada vez maior de caminhões de cargas em nossas rodovias, sem os necessários investimentos de duplicação, acostamento e outras melhorias”, observou.
Entre as principais vertentes do desenvolvimento regional estão a exploração do petróleo, com destaque para o pré-sal, e toda a cadeia petrolífera; o complexo do porto do Açu, com seu distrito industrial; e o complexo logístico e industrial Farol-Barra do Furado. “Através desse cenário que já começa a se delinear, a região Norte Fluminense poderá se consolidar como uma das mais prósperas do estado do Rio nas próximas décadas”, disse Cristiano Prado.
O objetivo do encontro foi debater o futuro da região e os caminhos que deverão ser seguidos para o desenvolvimento econômico e social.
“Há uma previsão de duplicação da população em dez anos para a região de Campos, com as perspectivas de que o crescimento econômico irreversível, e a região reivindica condições de infraestrutura para abrigar os investimentos desta cadeia produtiva e o contingente populacional que se avizinha”, disse o presidente do Legislativo campista.  
“Como exemplo, Campos é uma cidade onde a verticalização de edifícios comerciais e residenciais se espalha para todos os pontos, criando novos bairros, assim como os novos condomínios horizontais estão em toda parte. Para assistir a essa demanda crescente de uma população que chega à nossa cidade, há a necessidade de se cobrar investimentos em escolas, hospitais e outras áreas de atendimento. É preciso que haja planejamento para não sermos atropelados pelo crescimento ”, comentou ainda.  
Saúde – Edson Batista lembrou ainda que, em 2011, um grupo de trabalho da Comissão Intergestores da Região Norte Fluminense elaborou o Plano Regional de Urgência, sob chancela do próprio governo estadual quando se chegou à conclusão da necessidade de investimentos no aumento do quantitativo de leitos na região, sobe tudo em UTI infantil e adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário