O Morro do Itaoca será transformado no Parque Ecológico do Morro do Itaoca. Na sessão ordinária da última terça-feira (18), a Câmara aprovou projeto de autoria da vereadora Maria Cecília Lysandro Albernaz Gomes, que dispõe sobre a criação do parque. Em sua justificativa, a vereadora disse que o objetivo do projeto é assegurar a prática de esportes radicais e transformá-lo em ponto de referência para atletas e turistas. “Vamos fomentar empregos através de eventos, como as competições de parapente, ciclismo, entre outras. Estamos diante de um importante ponto turístico”.
Ainda segundo a vereadora, a criação do Parque Ecológico tem por finalidade defender árvores centenárias e espécies da Mata Atlântica; conservar o patrimônio natural, conservar, preservar e manter a permeabilidade do solo, proteger a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades existentes no local.
Serão mantidas as torres de transmissão das emissoras de tv e de rádio existentes no local, além das estações de rádio de comunicação das Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, Polícias Rodoviária Federal e Civil, operadoras de telefonia celular, antenas parabólicas, entre outras.
Ficam proibidas atividades que causem degradação do local, como a retirada da vegetação. Poderão ser instalados no interior do parque, sanitários, playground, circuito para prática de corrida e caminhada, dependências para administração e outros equipamentos a serem definidos pelo Poder Executivo.
Também conhecido por Morro do Rato, o parque fica localizado no distrito de Ibitioca, com ponto culminante que atinge 414 metros e possui mais sete elevações, sendo as mais conhecidas os picos da Andorinha e Pedra Negra. A vereadora destacou que o local permite também visualizar pontos como a própria zona urbana da cidade de Campos e a Lagoa Feia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário