14/10/2014

Câmara campista realiza homenagens aos professores

Com o foyer lotado começava na manhã desta terça-feira (14) a sessão especial em homenagem ao Dia dos Professores na Câmara de Vereadores. A data comemorada amanhã (15) foi lembrada com a abertura da exposição “Os Educacionistas”, com a apresentação da peça de teatro “Voos da vida”, com a palestra “Professores que fizeram história” ministrada por Viviane Mosé e entrega de homenagens.
A exposição “Os Educacionistas” conta a história da educação a partir de textos dos escritores Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.  A mostra poderá ser visitada até o dia 31 de outubro no foyer da Câmara. Logo depois a apresentação da peça “Voos da vida”, de autoria de Maria Luzia Peçanha, animou os presentes.
“Na peça nós convidamos os professores a uma reflexão sobre nossa importância a partir dos textos destes três grandes educadores do nosso país retratados na exposição. Nós professores temos os três enraizados em nosso interior, não há como negar a contribuição deles para a nossa educação”, explicou Maria Luzia.
Em seguida todos foram convidados para o início da sessão no plenário. “Quero parabenizar a vereadora Auxiliadora pela iniciativa e saudar a todos os presentes, em especial os professores. Gostaria de dizer que entendemos que a melhoria no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um processo contínuo. A educação é o caminho para realizar a inclusão das pessoas no mercado de trabalho e a Câmara faz parte deste processo, vamos inaugurar a Escola de Gestão que pretende ser um espaço de qualificação do funcionalismo público”, disse o presidente da Câmara, Edson Batista.
Em seguida a vereadora responsável pelo evento, Auxiliadora Freitas, falou aos presentes. “Tivemos o prazer de contar com o apoio do presidente da casa que abraçou essa ideia de reverenciar os professores. Esse é um dia de reflexão sobre a importância do papel do educador, de reconhecer o valor que o professor tem pra nossa sociedade e lembrar que os gestores devem reconhecer não só na fala, mas também nas ações. Eu sempre digo que Educação se faz com a cabeça e com o coração”.
A filósofa e psicanalista, Viviane Mosé, encantou a plateia. “Somos um país de grandes educadores. Nós aceitamos estudar educadores de fora, mas temos nossos educadores. Eu rodo o país passando por municípios e vejo milhares de professores realizando reuniões e debatendo educação com paixão. Hoje temos de ter orgulho da posição educacional do nosso país, que até a década de 50 tinha metade da população analfabeta. Precisamos de uma educação brasileira, pois não existe uma educação melhor que a baseada na nossa cultura”.
Em seguida foram entregues as homenagens às escolas que atingiram ou ultrapassaram a meta do Ideb 2013 e aos professores que fizeram história no município. São eles: como professora readaptada Eliane Torres Mangaraviti; professora coordenadora Maria Adélia Viana Pedra de Oliveira; professora aposentada Celina Vasconcellos Correa; professora liderança Rosa Maria Rodrigues Judice; professor formador Marcia Luzia Peçanha e professora alfabetizadora Mirian Aparecida Pessanha Manhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário