29/05/2014

Presidente do PTB Campos fala sobre fundação da Câmara Municipal

Durante as homenagens em comemoração aos 337 anos de criação da Vila de São Salvador dos Campos, no dia 29 de maio, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na tarde desta quarta-feira (28) para entrega de 18 comendas, o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, ressaltou a importância da data. “Campos faz parte da história do país desde o início da colonização. Que o dia 29 de maio jamais seja esquecido e que essa Casa de Leis continue honrando seu povo, a sua história”.
Edson Batista lembrou  ainda que a Câmara tem 360 anos e antecedeu a própria Vila de São Salvador. “Na ocasião, ela não representava apenas o Legislativo, mas o Executivo e o Poder Judiciário e também tinha poder de polícia. A Câmara participou de todos os momentos históricos da cidade e essa homenagem é uma pequena contribuição desta Casa ao dia 29 de maio”, afirmou o presidente, que finalizou o discurso com um “Viva à Vila” e um “Viva à cidade de Campos”.
Edson Batista enfatizou ainda que, diante de fenômenos como a chamada globalização, “as nossas casas recebem mensagens dos aparelhos de TV e outros veículos beneficiados pelas tecnologias de comunicação, onde são transmitidas imagens e reproduzidos os valores e costumes de outras culturas, daí a necessidade de preservação da nossa história no caminho da construção de nossa própria identidade cultural”, explicou.
“Os índios foram os nossos primeiros habitantes e formam hoje uma civilização praticamente massacrada, tanto que não há nenhum deles hoje aqui entre nós. Os portugueses aqui chegaram e, com sua cultura e conhecimentos, impondo seus valores e sua cultura, tudo porque esses os indígenas não conheciam a força de sua cultura e os seus valores. Então, é fundamental fortalecermos nossa identidade e preservá-la para que nos tornemos uma civilização forte e não tenhamos o mesmo destino desses nossos ancestrais”, afirmou.
Sobre Campos, o presidente do Legislativo destacou a força, ousadia e a inteligência do homem e da mulher campista nos mais diferentes setores de atividade, não apenas se destacando em seu município, mas também no plano nacional. Edson Batista acrescentou que o campista sempre foi guerreiro, desbravador, tenaz e inteligente, dando sua contribuição nos diferentes campos de atividade.
“Tivemos grandes figuras que deram grande contribuição para as causas abolicionista e republicana, como José do Patrocínio e Carlos de Lacerda. Grandes nomes na área da literatura, como José Cândido de Carvalho; no teatro, Tonico Pereira e Zezé Mota; na música, Campos deu figuras que também se destacaram nacionalmente como Wilson Batista e Roberto Ribeiro, entre outros; no esporte, tivemos grandes campeões mundiais, como Didi e Amarildo, entre tantos. Demos um presidente da República, como Nilo Peçanha; governadores como Garotinho e Rosinha! Tudo isso só demonstra a saga e o brilho do campista ao longo da história. Viva Campos!”, exclamou.
No caso de Zezé Motta e Rosinha, Edson Batista lembrou que embora  ambas tenham nascido em cidades vizinhas (São João da Barra e Itaperuna, respectivamente) sempre tiveram maior identificação e suas vidas ligadas a Campos. Por fim, o presidente da Câmara reforçou o compromisso da Câmara com os pilares de sua gestão: a transparência, democracia e a preservação da história de Campos como reforço da sua identidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário